foto: Melina Mantovani

A Região Metropolitana da Grande Vitória terá 100% do esgoto tratado em 2020 e 52 municípios capixabas atendidos pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) terão todo o esgoto tratado em 2025, com o Programa Águas Limpas. Essa é a meta da companhia definida em Plano Diretor do Esgoto e apresentada pelo presidente da CESAN, Paulo Ruy Carnelli, à sociedade, por meio da imprensa, na última semana.

“Nós já temos um Plano Diretor do Esgoto para a Região Metropolitana de Vitória. Para avançarmos ainda mais, nós estamos procurando uma Parceria Público-Privada para acelerar esse processo”, afirmou Carnelli, durante anúncio dos resultados atuais da Companhia com relação ao Programa Águas Limpas. O projeto está orçado em R$1,5 bilhão.

 A Cesan já concluiu a construção de 42% das redes de esgoto na Região Metropolitana da Grande Vitória. Com a conclusão das obras, a meta é elevar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto dos atuais 38% para 60% até 2011, na Grande Vitória.  O executivo destacou ainda que a Cesan já implantou 319 quilômetros de redes de esgoto, de um total de 760 quilômetros previstos no Programa. Atualmente, há 157 frentes de obra em andamento em 240 bairros da Região Metropolitana. A capital capixaba será a primeira cidade brasileira a ter o esgoto totalmente tratado, em 2011. Atualmente Vitória conta com 58% do esgoto tratado.

 O Trata Brasil está monitorando os avanços dos trabalhos da CESAN como forma de controle social e cobrança do cumprimento da meta prometida.

Anúncios