O Trata Brasil  realiza a primeira reunião para traçar as diretrizes do  plano de tratamento de esgotos das cidades que integram a Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande, nesta terça-feira (12), na sede da Prefeitura de Catanduva, às 14 horas. Participam os prefeitos de Catanduva, Afonso Macchione Neto, e de Olímpia, Eugênio José Zuliani (Geninho).

Os municípios de Catanduva e de Olímpia serão os primeiros a receberem o apoio para que os resíduos despejados na bacia hidrográfica sejam tratados de forma adequada. A iniciativa, que envolve a Pastoral da Criança e a Agência Nacional de Águas (ANA) , se deve ao acordo formalizado entre o Instituto Trata Brasil e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande (CBH-TG), no mês de dezembro, em São José do Rio Preto, sendo aprovado por unanimidade pelos membros do Comitê.  

O acordo estabelece um compromisso em busca da universalização dos serviços de coleta e de tratamento de esgotos em todos os municípios que integram a bacia. Estão previstas atividades de sensibilização da população, de mobilização e de capacitação aos municípios na elaboração e na implementação de suas políticas e seus planos municipais e regionais de saneamento básico, além do desenvolvimento de estudos, pesquisas, trabalhos de monitoramento do avanço dos serviços de saneamento nesses municípios, dos programas de investimentos, além de apoio técnico às administrações para a elaboração dos planos de saneamento e capacitação dos gestores públicos para adequação às exigências da Lei do Saneamento.

Anúncios