Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Instituto Trata Brasil aderiu à campanha mundial “A fila mais longa do mundo para ir ao banheiro” e promoveu na tarde de ontem, na comunidade de Vila Dique, em Porto Alegre, a primeira fila do Brasil a participar da campanha. A fila promovida pelo Trata Brasil reuniu cerca de 100 moradores da Vila Dique, que também puderam conferir palestras sobre a importância do saneamento, do uso racional de água e do pagamento de tarifa dos serviços.

O objetivo da campanha é chamar a atenção do mundo todo para a importância da água, os problemas de abastecimento e a crise sanitária global, que coloca em risco a vida de 2,5 bilhões de pessoas. Cerca de 70 países aderiram à campanha e organizaram filas pelo mundo todo.

A comunidade Vila Dique foi escolhida pelo Instituto Trata Brasil por já ser palco do Projeto Trata Brasil na Comunidade, que teve início em 2008 e cujo objetivo central é sensibilizar a comunidade local, estimada em 1,5 mil famílias, sobre as conseqüências da falta de saneamento na saúde, na educação e na renda. Além disso, o projeto visa manter a comunidade informada sobre os avanços das obras do Conjunto Habitacional Marcel Luis, provido de infraestrutura completa de serviços de saneamento, que receberá a comunidade até o final de 2010, em um movimento de reassentamento.

Anúncios