Hoje, 19 de Novembro, é comemorado O Dia Mundial do Banheiro, criado pela WTO – World Toilet Organization, uma organização sem fins lucrativos empenhada em melhorar as condições de higiene e saneamento em todo o mundo.

Para a WTO, este ano a data é ainda mais importante para se conquistar uma maior preocupação política com a crise em saneamento em todo o mundo. Devido ao progresso inspirador do acesso a água potável em todo o mundo, há um equívoco de que meta de redução de doenças transmitidas pela água está perto de ser atingida.

No entanto, apesar das doenças diarréicas também estarem relacionadas a água, o fator predominante para contração de diarréias e outras doenças infectológicas e toxicológicas é a falta de acesso a banheiros, coleta e tratamento de esgoto, um cenário muito comum nas comunidades carentes de todo o País. O Brasil ocupa o 9º lugar no ranking mundial da vergonha, com 13 milhões de brasileiros sem acesso ao banheiro.

Conviver neste tipo de ambiente inóspito impede o progresso não só nos índices de saúde da população, mas também nos índices de mortalidade infantil, saúde materna e a educação primária universal. Segundo o Dr. Anthony Wong, Pediatra e Embaixador do Instituto Trata Brasil, os danos causados em uma criança de até 5 anos que mora em um ambiente sem acesso a coleta e tratamento de esgoto são irreversíveis: “Essas crianças são mais afetadas porque ainda estão em fase de desenvolvimento corporal e do cérebro. Essa é a fase mais importante do ser humano em termos de ditar a qualidade de vida como adulto”, diz.

Hoje, Dia Mundial do Banheiro, faça sua parte: informe-se sobre as condições de saneamento na sua cidade e cobre o responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto: o prefeito. Ajude aqueles que convivem todos os dias com o esgoto a céu aberto e deixe um mundo melhor para seus filhos, netos e bisnetos. Lute por um Brasil do qual seus filhos, netos e bisnetos possam sentir orgulho!

Visite o site do Trata Brasil e saiba mais sobre as mazelas do saneamento no País.

Anúncios