Ao longo da nossa caminhada em prol da universalização da coleta e tratamento dos esgotos do país nos deparamos com grandes iniciativas sejam elas do poder publico, privado ou de cidadãos comuns. Cabe a nós compartilhá-las a fim de semear boas praticas e conscientizar sobre a importância do tema para toda a população.

Uma delas é o Blog Lagoa Olho D’Água, criado pelo publicitário Herbert Fernandes, espaço em que expõe suas percepções sobre os problemas enfrentados por quem reside às margens da lagoa, que está localizada na zona sul do município de Jaboatão dos Guararapes – PE (Região Metropolitana do Recife) e possui 400 hectares de espelho d’água, sendo duas vezes maior que a Lagoa Rodrigo de Freitas, no RJ.

Apesar da grande área de ocupação, importância turística e econômica para o município, a lagoa sofre com a degradação e abandono do poder público e até mesmo de algumas pessoas que habitam suas margens.

Atualmente a lagoa sofre com a poluição de esgotos de toda zona sul de Jaboatão, além de parte do Recife. Doenças como filariose, diarreia e esquistossomose são comuns aos moradores.

Com o objetivo de conhecer mais de perto a realidade das pessoas que vivem nessa área não saneada o Instituto Trata Brasil visitou junto com o idealizador do Blog a comunidade de Buenos Aires, localizada no bairro de Candeias.

Como podem ver, na fotografia abaixo, os problemas de infraestrutura são visíveis e em épocas de chuvas se agravam, o local fica inacessível e se a população quiser se locomover o jeito é enfrentar as águas contaminadas.

Canal da Rua João Fragoso de Medeiros, em Candeias – Jaboatão

Os alagamentos acontecem na área porque a Lagoa Olho D’água está assoreada, onde perdeu sua profundidade natural média de 8 metros em, e hoje em dia possui apenas 80 cm. Resultado: quando chove, os 7 principais canais que desembocam na lagoa sofrem refluxo para a área urbana, causando esses alagamentos.

Os desafios enfrentados pelos moradores dessa região são preocupantes, já que muitos sequer conhecem os riscos que o contato com estas águas contaminadas trarão as suas vidas.

Projeto de Revitalização da Lagoa Olho D’água

Atualmente, o Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo um projeto de revitalização da Lagoa Olho D’água. Existem recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que somam quase R$ 110 milhões para a revitalização, que contemplará a desapropriação das margens da lagoa, tratamento de esgoto e possível infra-estrutura.

A data para a conclusão não foi especificada, apesar dos recursos já estarem garantidos. Para saber mais detalhes sobre a revitalização da lagoa Olho D’água, clique AQUI

Anúncios