Imagem

Começa dia 21, em Foz do Iguaçu, o Fórum Mundial de Meio Ambiente, que terá como tema 2013: Ano Internacional da Cooperação pela Água.

De acordo com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que organiza o evento, são esperadas 400 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e representantes de organizações socioambientais.

Durante os dois dias do evento serão realizados seis workshops: Gestão de recursos hídricos: participação da sociedade civil, apresentado por Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, e Malu Ribeiro, coordenadora de projetos da SOS Mata Atlântica. Em paralelo, Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil , e Roberto Cavalcanti Tavares, presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), vaõ falar sobre Água e saneamento: O papel da parceria público-privada.

O terceiro workshop será sobre Gestão de unidades de conservação: Parque do Iguaçu, um exemplo brasileiro e argentino de sucesso. Ele será apresentado por Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu (Brasil), Adélio Demeterco, diretor da Cataratas S.A., administradora do Parque Nacional Foz do Iguaçu, e Juan Sergio Bikauska, chefe do Parque Nacional Iguazú (Argentina).

O quarto workshop vai reunir o deputado federal Arnaldo Jardim, o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana e a secretária-geral da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito. Ele vão falar sobre Pagamentos por serviços ambientais. Já Steve Gaines, diretor da faculdade de Ciências Ambientais da Universidade da Califórnia, e Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP, debaterão o tema Oceanos: ações em prol da sua conservação.

Para finalizar o circuito de workshops, Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do LIDE Internacional, e Nelton Friedrich, especialista em desenvolvimento sustentável e diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, explanarão aos presentes Como as empresas podem ser mais sustentáveis.

Anúncios