Desde o início de julho, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede municipal de ensino estão aprendendo a evitar o desperdício de água de uma forma bastante divertida.

Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, e a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que propõe a construção de uma maquete do ciclo de saneamento básico – tratamento de água, abastecimento, coleta e tratamento dos esgotos. “A parceria entre a Prefeitura e a Sabesp é muito importante para que programas de conscientização sejam alinhados com atividades escolares, e dessa maneira os alunos aprendem sobre o funcionamento do sistema de saneamento ao mesmo tempo em que evitam o desperdício de água”, comentou o Prefeito João Fattori.

Para que as crianças confeccionassem as maquetes, a Sabesp fez a doação de 1,5 mil cartilhas educativas para a Secretaria Municipal da Educação, intituladas ‘Maquete do ciclo de Saneamento Básico com materiais recicláveis’, que foram distribuídas para as escolas da rede pública. O material contém o passo a passo da montagem da maquete, com o objetivo de enriquecer o conteúdo das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Imagem

As escolas têm prazo até setembro para o término das maquetes, que ficarão em exposição para a visitação dos pais e dos alunos dos outros anos. Na Emeb ‘Cel. Júlio César’, os alunos confeccionaram 24 maquetes com o auxílio dos pais em suas casas e levaram para a escola, onde já estão em exposição no pátio central. Os alunos do ‘Júlio César’ estão sendo preparados para explicarem aos colegas do 3º ano o que a maquete representa.

Fonte: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITATIBA 

Anúncios