Comunidade Buenos Aires -PE
Comunidade Buenos Aires -PE

Na tarde desta quinta-feira (03 de outubro), a rádio JC News Recife conversou com Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, para falar sobre a precariedade do saneamento básico dos municípios do estado de Pernambuco.

O presidente comentou que os péssimos resultados dos municípios pernambucanos eram esperados. “Nós acompanhamos esses indicadores já há cinco anos e percebemos claramente que o país avança lentamente nesse serviço de saneamento básico, um pouco mais em água tratada, bem menos em coleta e menos ainda em tratamento dos esgotos. Isso é uma característica do Brasil todo, mas as regiões Norte e Nordeste são as que mais sofrem”.

Para avançar o processo de saneamento nessas cidades, a empresa Foz e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começaram em agosto deste ano à operação de esgoto em 14 municípios da Região Metropolitana de Recife e na cidade de Goiana, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Trata-se da maior Parceria Público-Privada (PPP) no setor de Saneamento no Brasil, que vai atender 3,7 milhões de habitantes. “Está provado que essas grandes cidades precisam de investimentos altos e dificilmente o poder público conseguiria fazer isso sozinho”, ponderou Édison Carlos.

Anúncios