Comunidade Itajuíbe - SP
Comunidade Itajuíbe – SP

– O saneamento no Brasil vai mal e quase parando – Em sua primeira declaração à TerraTV, o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, chama atenção para a situação emergencial do país no quesito coleta e tratamento de esgotos.

O Governo Federal quer universalizar os serviços básicos em 20 anos, porém neste ritmo não se conseguirá realizar o feito em 40 anos. “Esse estudo [Ranking do Instituto Trata Brasil, publicado no dia 01 de outubro] mostra que o avanço tem sido muito pequeno. Infelizmente 40% da população dessas grandes cidades não têm coleta de esgoto e só 1/3 desse esgoto é tratado. Por tanto, 2/3 dos esgotos dessas cidades vão para a natureza sem nenhum tratamento”, explanou o presidente.

A pesquisa realizada comprova que as cidades que deveriam ser exemplo para as demais possuem tantas dificuldades quanto os menores municípios do país. A situação é preocupante não apenas pelo atraso de desenvolvimento, mas também para a saúde. A falta desses recursos básicos reflete em doenças que atingem principalmente crianças. “Não é uma questão de cidade rica ou pobre. Estado mais desenvolvido ou menos desenvolvido. A falta de saneamento está em todo país. Houve um descaso principalmente com o esgotamento sanitário, por duas décadas o Brasil não teve investimento” salientou Édison Carlos.

Comunidade Buenos Aires - PE
Comunidade Buenos Aires – PE
Anúncios