Fonte: Fotos públicas

O Brasil possui 12% da reserva de água doce do mundo e mesmo assim várias regiões sofrem com a escassez do recurso. E as causas não são apenas sua extensão territorial e diferenças socioeconômicas: o país enfrenta um grave problema de gestão.

O relatório “Água para um mundo sustentável”, lançado em 2014 pela ONU, revela que o planeta enfrentará um déficit de água de 40% se a gestão do recurso não for melhorada drasticamente. Isso revela que não importa quanta água existe, ela acaba muito mais rápido se não for bem explorada e distribuída.

Este tipo de problema ocorre em várias regiões do mundo. Enquanto a demanda cresce em todos os setores, as fontes de água se esgotam cada vez mais rápido. O estudo da ONU revela que, até 2050, a agricultura – setor que consome maior parte da água do planeta – deve produzir 60% mais comida do que atualmente. Já a indústria deve utilizar 400% mais água do que já utiliza.

Com este cenário, é urgente que o jeito de administrar a água mude rapidamente. Alguns países e cidades já começaram essa mudança, como é o caso de Singapura: Depois de anos de seca severa, hoje a ilha usa o mar a seu favor e 10% da água consumida diariamente no local, vem do oceano. Além disso, trata e recicla a água já utilizada, tornando-a potável novamente e reinserindo-a na tubulação, evitando desperdícios.

Outro exemplo é a Austrália, que fez obras para permitir que águas residuais usadas em residências sigam para reservatórios próprios, onde são tratadas. Depois, essa água volta para as casas, que possuem torneiras especiais para “água de reuso”, que pode ser usada para limpar casa e carro, regar jardim e lavar roupas. Junto a isso, são feitas constantes campanhas para incentivar o consumo consciente.

Ideias como essas são urgentes e necessárias para o planeta, que tem suas reservas subterrâneas exploradas numa velocidade que a natureza não consegue repor. Com as fontes se tornando cada vez mais escassas, é importante repensar o modo de consumir a água e como reutilizá-la melhor.

Anúncios