13129063_10208859663306566_917351008_o

Nesta quinta-feira, 28 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Educação. A educação é um direito fundamental de todos os cidadãos no mundo, ela é o primeiro passo para a uma nação desenvolvida e conscientizada. O Instituto Trata Brasil ressalta a importância da data e alerta que estudantes sem acesso a serviços básicos, como o acesso à água e ao esgoto coletado podem sofrer um atraso maior no aprendizado escolar do que aqueles que têm acesso ao saneamento.

A universalização do saneamento básico traria uma redução de 6,8% no atraso escolar dos alunos que vivem em regiões sem saneamento, como aponta o estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro”, produzido pelo Trata Brasil e o CEBDS (Conselho Empresarial para Desenvolvimento Sustentável).

Comprovando que de fato o acesso ao saneamento básico modifica a vida de um estudante, em 2014 o Instituto Trata Brasil, Unilever e Unicef, se juntaram para mudar a realidade de algumas escolas do semiárido brasileiro. O projeto visou melhorar escolas da rede pública, principalmente os banheiros, também fornecendo água tratada para realização de tarefas cotidianas, como cuidados higiênicos e cozimento de alimentos. Ao todo foram mais de 1600 alunos beneficiados com a construção de novos banheiros e o abastecimento de água.

Para os professores que foram entrevistados a reforma gerou na vida dessas crianças interesse de aprender, vontade de estar em uma escola limpa e adequada, com merenda de qualidade e banheiros reformados.

 Para conhecer esses projetos, clique aqui.

Anúncios