010

O quadro do saneamento no Brasil é preocupante, sabemos que aproximadamente 35 milhões de brasileiros não possuem água tratada. Isto é uma ameaça à saúde humana, porque além de apresentar risco de enchentes e poluição dos rios, acomete toda a população a contrair doenças pelo contato com água suja ou até mesmo esgoto a céu aberto.

Em muitos lugares do Brasil a situação ainda é crítica, infelizmente, mais de 100 milhões de brasileiros ainda não possuem serviços de coleta de esgoto e tratamento de água, esse cenário é uma ameaça para qualidade de vida da população.

O presidente executivo do Trata Brasil, Édison Carlos, ressalta: “O saneamento no Brasil ainda é um desafio, temos que reivindicar ações em prol da universalização do saneamento no Brasil e no mundo. Para um país que quer ser uma das grandes potencias do mundo, temos que sonhar ainda bastante com a realização plena dos nossos projetos em relação ao saneamento básico”.

Além de estabelecer planos e metas para que a universalização seja efetiva, os governos, prefeituras e a população em geral devem discutir exigências e elaborar planos municipais para que tenhamos melhorias no saneamento.

Anúncios