IMG_0086

Nos noticiários, nas redes sociais e até mesmo ao nosso redor, tudo o que vemos são os prejuízos que a falta de saneamento causa a toda população. Esses danos se manifestam de diversas formas, o inimigo é silencioso e é um dos maiores causadores de índices de doenças e outras deficiências espalhadas pelas cidades do Brasil.

A população pode fazer muito mais pelos seus direitos, além de se conscientizar sobre o tema e sobre como está sua cidade, é importante promover iniciativas e ações sociais para cobrar autoridades sobre os benefícios da implantação de serviços de tratamento de água e esgoto em seu bairro.

Entre os principais benefícios do saneamento básicos estão: aumento da produtividade de trabalho, melhor índice de educação nas escolas, valorização imobiliária, diminuição de doenças gastrintestinais e preservação ambiental. No estudo feito sobre os benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro, junto ao Conselho Brasil para Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em 2014, provou tais fatos. 50% dos casos de doenças gastrointestinais podem ser reduzidos com a universalização do saneamento, além dos imóveis terem uma valorização de quase 13%. Os dados completos estão aqui http://tratabrasil.org.br/datafiles/de-olho-no-pac/Book-De-Olho-no-PAC.pdf

Por isso é tão importante à mobilização de toda a sociedade em prol do saneamento básico. Temos que cobrar o Poder Público para garantir saneamento para todos e acabar de vez com esses problemas que assolam o país. Saneamento é a chave para mudarmos esse cenário.

Entenda a real situação do nosso país, o Instituto Trata Brasil realizou um vídeo que retrata o saneamento nos municípios do Brasil, o teaser conta com depoimentos de embaixadores do ITB e moradores de comunidades visitadas. Para conferir o resultado, clique aqui

Anúncios