OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não apenas em São Paulo, mas em diversas regiões do país, existem locais que foram invadidos sem autorização de nenhum órgão público ou proprietários. Muitos desses locais comportam construções desordenadas de moradias e devido à irregularidade, muitas pessoas sofrem com a falta de serviços públicos de saneamento, como tratamento de água e esgoto.

A lenta expansão das redes de água e de coleta e tratamento de esgoto, bem como a baixa qualidade dos serviços trazem severas implicações para a saúde da população e para o ambiente.

Se já existem dificuldades de implantar serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto em grandes municípios, quando se trata de áreas irregulares, os desafios são ainda maiores, mesmo em áreas que já existem há décadas.

De acordo com estudo desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, “Saneamento em Áreas Irregulares nas Grandes Cidades Brasileiras”, 91% dos esgotos das áreas irregulares nos maiores municípios do país são despejados na natureza sem tratamento. O estudo ainda aponta que a maior parte dos moradores não tem acesso formal à rede pública de abastecimento e o destino comum dos resíduos domésticos dos esgotos é diretamente nos corpos hídricos.

O número do consumo de água nas comunidades irregulares, de acordo com o estudo, é de 265.062 piscinas olímpicas por ano, o que representa uma perda anual de receita na ordem de R$1,2 bilhão. Muito desse consumo não é medido pelas empresas de saneamento, pois há inúmeros casos de furto e outros tipos de abastecimento (poço, córrego ou cachoeira, carro pipa, cisternas, etc.).

Na pesquisa do Trata Brasil, 60 municípios que responderam a pesquisa relataram que a maior dificuldade para oferecer serviços nessas áreas está na ausência de regularização fundiária das moradias.

Portanto, para que moradores destas áreas sejam contemplados com saneamento básico, é preciso que as prefeituras, prestadores de serviços e a própria população atuem para garantir esse direito básico.

 Confira o estudo completo, clique aqui.

Anúncios