dsc02161

O Trata Brasil, com o intuito de disseminar a consciência sobre o saneamento em áreas irregulares, realizou um projeto no bairro Tanquinho, no município de Ferraz Vasconcelos (SP), durante agosto de 2012 a outubro de 2013, dentro do eixo “Trata Brasil na Comunidade”.

A comunidade possuía 100% de água tratada, porém mais da metade das casas não tinham esgoto coletado e tratado. Com os trabalhos da SABESP, os moradores da região foram beneficiados com a coleta e tratamento dos esgotos a partir de agosto de 2012.

O Instituto realizou um levantamento de dados e informações, por meio de pesquisa domiciliar com entrevistas pessoais sobre a qualidade de vida e as condições de saúde e saneamento básico do bairro Tanquinho em dois períodos (segundo semestre de 2012 e final de 2013). O levantamento foi para qualificar os benefícios percebidos pela população quanto aos serviços públicos de água e esgoto implantados no local.

Durante a coleta de informações, os entrevistados opinaram sobre a importância do saneamento básico em suas vidas e 99% atribuíram a água e esgotos (coleta e tratamento) como peças importantes para o bairro. Entretanto, quando comparado à saúde, segurança e educação, o saneamento básico ocupou posição tímida no ranking de preocupação das pessoas entrevistadas.

A população sofria com muitas doenças ligadas à falta de saneamento, a pesquisa apontou que 1/4 das pessoas entrevistadas tiveram problemas com a diarreia e 25,9% tiveram infecções na pele e nos olhos antes de agosto de 2012; as crianças/adolescentes de 0 a 17 anos faziam parte do grupo que mais tiveram doenças num período de 12 meses. Após a implantação do saneamento a ocorrência de doenças como diarreia, verminoses, infecções na pele e nos olhos e dengue foi bem menor, com a redução em cerca de 10 ou mais pontos percentuais.

Durante os anos do projeto os resultados são diversos, mas fica nítida a sensação das pessoas para a clara diminuição no número de internações por doenças transmitidas por veiculação hídrica, melhora na renda das famílias, avanço no desempenho escolar, entusiasmo com o futuro, entre outros benefícios percebidos após a chegada do saneamento.

Para conferir outros projetos do Trata Brasil, clique aqui.

Confira fotos:

Anúncios