5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Na semana de 05 a 09 de junho, Semana do Meio Ambiente, o Instituto Trata Brasil lançará um novo projeto, desta vez em parceria com a campeã olímpica Daiane dos Santos e com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Trata-se do projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”, que acontecerá em escolas da cidade de São Paulo, mais notadamente nas próximas ao bairro de Paraisópolis por ser uma região que abriga mais de 40 mil moradores e cujas escolas demandam atividades de educação ambiental. É também um local que busca resolver os problemas de saneamento básico, em especial o acesso ao esgotamento sanitário.
A parceria com Daiane dos Santos foi natural, uma vez que a atleta já é Embaixadora do Instituto e muito ligada às causas ambientais. Daiane é um exemplo não somente de atleta, tendo conquistado inúmeros títulos nacionais e internacionais, mas também como educadora, através do projeto “Brasileirinhos” e outros que buscam formar jovens cidadãos nos conceitos de responsabilidade social, cidadania, autoestima e confiança.
O tema “saneamento básico” foi escolhido porque no Brasil ainda há grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Segundo o Ministério das Cidades, ano 2015, o país ainda possui mais de 34 milhões de brasileiros sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgotos, principalmente nas áreas mais vulneráveis (favelas, áreas irregulares, bairros afastados).
O projeto objetiva, através de palestras recreativas e atividades lúdicas, conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e de reivindicarem as redes para coleta e tratamento dos esgotos. Trata também da importância de as moradias estarem conectadas às redes, onde elas já estejam instaladas. Saneamento básico ajuda a termos qualidade de vida e nos protege contra as doenças da água poluída.
Serão atingidas mais de 2000 pessoas, sendo que 1800 são alunos, e ao final serão entregues gibis da Turma da Mônica, fruto da parceria do Trata Brasil com a Maurício de Sousa Produções e apoio da Sabesp.
O próximo passo será estender as atividades a outras escolas, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Anúncios