1a_transferencia_01

Em 2008, o Instituto Trata Brasil iniciou sua trajetória nos projetos sociais pelo Brasil. A primeira comunidade a receber os trabalhos do Trata Brasil foi Vila Dique, localizada em Porto Alegre (RS). O projeto contou com o envolvimento da Prefeitura de Porto Alegre, Governo Federal (recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC), Pastoral da Criança e líderes da comunidade.

A Vila Dique possuía um aglomerado de casas de madeira, em sua maioria, sem condições mínimas de infraestrutura, habitação e, sobretudo, sem coleta de esgoto, na época, o Instituto Trata Brasil detectou aproximadamente 1.500 famílias sem este serviço.

Aplicada em duas etapas, em 2008 e 2011, a pesquisa levantou dados comparativos sobre momentos distintos da mesa comunidade. Após a liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a comunidade começou a ser transferida para um novo bairro, hoje em dia chamado Porto Novo, onde passou a ter garantido o acesso ao saneamento básico, como provimento de água encanada e rede de esgoto.

O maior objetivo deste projeto era comprovar, por meio de casos reais, que os serviços de coleta e tratamento dos esgotos traziam benefícios imediatos às comunidades atingidas pelos impactos da falta destes serviços, como doenças, baixa qualidade de vida, entre outros. Além de estimular a sociedade civil, muitas vezes alheia à questão da coleta e do tratamento de esgoto, promovendo iniciativas no campo da informação, da conscientização, da sensibilização e do desenvolvimento de ferramentas e práticas com o propósito de solucionar questões de interesse coletivo. Como outras finalidades, o projeto também mobilizou para o uso correto das novas redes que passaram a integrar o bairro.

Com a mudança para o novo bairro, surgiram maiores oportunidades de emprego com carteira assinada, diminuição dos números de pessoas adoentadas devido à falta de saneamento, a mudança colaborou para o aumento da satisfação pessoal com a vida atual e na construção de perspectivas futuras.

Quer saber mais sobre o projeto Vila Dique? Clique aqui.

Confira fotos do antes e depois:

 

 

Anúncios