A água é um dos principais elementos presentes em nosso cotidiano, e é de extrema importância que esse recurso seja adequado para a qualidade de vida e uso da população. A água contaminada pode implicar prejuízos à qualidade de vida da população e à economia do país.

De acordo com dados da Análise “IMPACTOS NA SAÚDE DECORRENTES DE AGRAVOS RELACIONADOS A UM SANEAMENTO BÁSICO INADEQUADO NOS 100 MAIORES MUNICÍPIOS BRASILEIROS”, realizado pelo Instituto Trata Brasil,  é essencial destacar a importância de relacionar doenças com a falta de saneamento básico no país, pois cerca de 34 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada em suas residências. Isso preocupa, pois o atendimento à água tratada é vital para a saúde e a falta do acesso regular à água pode fazer com que as pessoas a armazenem de forma inadequada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS e o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a infância, a melhoria das condições de saneamento tem um papel fundamental na redução de doenças relacionadas ao saneamento inadequado. Estudos relacionados às condições de saneamento básico, em especial o acesso das pessoas aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, também apontam que os indicadores de ‘morbidade’ e ‘mortalidade’ por enfermidades diarreicas, entre outras doenças, estão entre os que apresentam mais forte correlação com os indicadores de saneamento.

splashing-275950_1920

A falta de saneamento básico é um fator que merece extrema atenção, uma vez que rios e lagos poluídos aumentam o índice de doenças. Quer evitar doenças transmitidas pela água? Saiba como!

Dicas para evitar doenças veiculadas pela água:

– Fique atento com a coloração da água dos poços artesianos e/ou encanamentos;

– Mantenha os recipientes para armazenamento de água sempre limpos e bem fechados;
– Procure beber água que tenha sido filtrada e/ou fervida;

– limpe caixas d’água a cada seis meses

– higienizar alimentos com água potável

– Não jogue lixo em esgotos, córregos e terrenos baldios, pois além de atrair animais, dificulta o escoamento da água, causando consequentemente inundações.

CONFIRA ESTUDO COMPLETO, CLIQUE AQUI.

Anúncios