DSC_0069

Na última sexta-feira (21), o Instituto Trata Brasil participou do Seminário “A Baía do Amanhã” – Baía de Guanabara, no auditório do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. O evento visou debater o cenário atual e o Futuro da Baía e possíveis soluções ambientais para que haja melhora não apenas na qualidade para a Baía, quanto para as cidades ao redor.

A primeira mesa contou com a presença Luiz Firmino (Superintendente de Planejamento Metropolitano da Secretaria do Governo do Estado do RJ), Walfredo Schindler (Diretor da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável – FBDS), Ricardo Almeida (CIG-BG, órgão que acompanha as ações ambientais e de saneamento da Baía). O Principal tema abordado por esses palestrantes foi a importância da governança, apresentar resultados de ações da Cooperação Técnica para o Fortalecimento da Governança e da Gestão da Baía de Guanabara: o Plano de Recuperação da Baía, conduzido pela consultoria KCI Technologies, além de tecnologias e projetos, inclusão de ONGs e OSCIPs nesses projetos e também falaram sobre a importância da mobilização da sociedade.

A Mesa 2 contou com a presença de Alfredo Tolmasquim (Diretor no Museu do Amanhã), Paulo Canedo (Coordenador do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Dave Nemazie (Universidade e Maryland). O tema central da mesa foi qualidade ambiental, todos os palestrantes defenderam e enfatizam que é necessário transparência da informação e priorização de serviços de saneamento.

A Mesa 3 contou com Eloísa Torres (Engenheira da Casa Fluminense),  Carlos Canejo (Mestre em engenharia sanitária e especialista em resíduos sólidos), Robert Summers (KCI Technologies – Baltimore, Maryland) e Dave Namazie (University of Maryland). O principal assunto desta mesa foi sobre o plano de recuperação ambiental da Baía, prazos, metas e compromissos e aplicação de leis,  desafios da despoluição da Baía, mananciais ameaçados, sustentabilidade e erradicação da pobreza.

Além desse temas, representantes do Museu do Amanhã fizeram o lançamento do Boletim com informações técnicas da Baía de Guanabara e da  plataforma digital.

Confira fotos do seminário “A Baía do Amanhã” – Baía de Guanabara:

Anúncios